28 fevereiro 2013

Astrofotografia

Sou apaixonada pelo céu. E quem adora observar o céu certamente já tirou fotos dele, tanto durante o dia quanto durante a noite. Mas para tirar fotos do céu durante a noite, o que é chamado de Astrofotografia, é necessário uns conhecimentos sobre fotografia e uma câmera com capacidade de tirar fotos noturnas com qualidade.





Para quem tem um tumblr ou visita sites como weheartit, já deve ter notado algumas fotos noturnas do céu onde aparecem as estrelas e algumas manchas no céu que só são vistas com todas as configurações de alta exposição que quem está fotografando precisa saber.




À primeira vista, parece ser impossível tirar fotos com as estrelas dessa maneira. Mas não é impossível muito menos edição! E como esses exemplos do fotógrafo Ben Canales, especializado em fotos noturnas, as fotos ficam realmente incríveis!

Linda essa Aurora Boreal, não?

Ficou com vontade de testar suas habilidades fotográficas? Aqui vão os passos mais importantes:

Sua câmera deve possuir um modo manual onde você possa configurar desse jeito:
ISO: entre 2000 e 4000 se o local onde você estiver for muito escuro;
ISO 800 caso houver iluminação no local;
Diafragma: deve estar no máximo possível;
Exposição: a mais alta possível antes de chegar ao modo "bulb", geralmente 30 segundos;
Temporizador: 2seg ou 10seg caso você não tiver um controle remoto para capturar as fotos.

Importantíssimo lembrar 1: é preciso fazer vários testes com as configurações pois nem sempre a configuração que fica boa para minha câmera será a mesma configuração que a sua, portanto, tenha paciência e faça vááários testes até conseguir uma foto boa.
Importantíssimo lembrar 2: o uso de tripé - ou em casos extremos uma superfície onde a câmera fique presa e direcionada ao céu sem que a imagem corra o risco de ficar tremida - é indispensável.
Importantíssimo lembrar 3: como já dito anteriormente, se você não tiver um controle remoto para capturar as fotos com longa exposição, não dispense o uso de temporizador, é ideal para que a foto saia perfeita sem os tremores da força - mesmo que mínima - que você usou para apertar o botão do obturador.
Importantíssimo lembrar 4: escolher um local seguro onde não haja luz para que a câmera consiga captar mais a luz das estrelas do que a luz da cidade e conferir se o céu está limpo, afinal, não adianta muito chegar ao local escolhido para tirar fotos e o tempo estiver nublado sem visão para as estrelas, a câmera não vai capturar o que está coberto pelas nuvens!!


Para encerrar, vou deixar o link do flickr do autor das fotos que publiquei aqui para que as fotos dele sirvam de inspiração. Não se esqueçam de olhar o site dele que foi postado logo acima! 



Eu ainda não tive tempo para testar esse tipo de foto mas em breve testarei e se o resultado for bom, postarei as fotos aqui! 

E você, vai se aventurar pelas fotos do céu também? 

Boa sorte e me mandem as fotos depois!

3 comentários:

  1. Oii Alice!! :D
    Sou louca para tirar fotos do céu quando tá todo cheio de estrelas. Eu subo no telhado da cozinha e fico olhando pra ele, doida para tirar algumas fotos. O problema é que a minha casa é cercada por muitos prédios e isso acaba atrapalhando. Mas um dia eu consigo!!! em algum sítio ou lugar distante.
    Ammm... vi também que você comprou uma fisheye!!
    que invejinha! *-* estou namorando uma faz muito tempo. Antes mesmo de comprar a Diana Mini. Um dia eu consigo!!
    Beijosssssss :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Ana!!
      Eu também tô sempre querendo arranjar um jeito de tirar fotos do céu, pena que para tirar esse tipo de foto onde aparecem as estrelas precisa ser num local isolado de luz, né? No dia a dia fica complicado :/
      Ahh eu sempre fui doida por fisheye!! Antes de viajar tinha comprado um filtro fisheye pra minha DSLR.. durante a viagem não resisti quando vi uma fisheye lomográfica na prateleira e tive que comprar, ainda mais rosa, haha!Ainda não consegui testá-la por não ter tido tempo pra comprar filme. Sou doida na Diana Mini também, acho super linda! Tô querendo começar uma coleção de lomográficas!
      Beeeijos e obrigada pela visita no meu bebê-blog! haha :))

      Excluir
  2. E MARAVILHOSO CONTEMPLAR A CRIAÇÃO DE DEUS

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo