03 novembro 2014

Arquiternura 9 - Obras arquitetônicas para conhecer


Hoje é dia de mais um post do Arquiternura!
Quem ainda não conhece o projeto, clique aqui para saber mais! 

Selecionei algumas obras arquitetônicas famosas e importantes que sinto muita vontade em visitar afim de contagiar vocês com essa vontade de conhecer novos lugares e arquiteturas inspiradoras! (E é claro que não irei conseguir colocar TODAS que eu considero importantes e que gosto, será uma síntese - é possível que eu faça outro post com a continuação deste com mais obras arquitetônicas, que tal?)

Sydney Opera House
Quem nunca viu ou ouviu falar sobre a linda da Ópera de Sydney, né? Ela tem cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, seis bares, quatro restaurantes e lojas de recordações. Fica em Sydnei, na Austrália, e foi projetada pelo arquiteto Jorn Utzon. Sua construção levou um período longo de anos para ser concluída (Começou em 1959 e só foi inaugurada em 1973).


Villa Savoye - Le Corbusier 
A Villa Savoye, que foi pensada como uma residência de veraneio, fica em Poissy, na França e foi projetada em 1928 pelo arquiteto Le Corbusier. Ela é um ícone super importante para Arquitetura Moderna e nela, o Corbusier apresenta os 5 pontos da nova arquitetura: 1. Planta livre da estrutura; 2.Construção sob pilotis; 3. Terraço-jardim; 4. Fachada livre (aberturas na fachada independente de sua estrutura); 5. Janela em fita. Atualmente ela é mantida como uma casa-museu.

Fallingwater House (Casa da Cascata) - Frank Lloyd Wright
Desde o primeiro dia em que vi essa casa através das aulas de Teoria Crítica da Arquitetura na faculdade, foi amor a primeira vista. Uma obra que dialoga com a natureza de uma forma muito linda. Fica na Pensylvania, nos Estados Unidos. Foi projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright em 1934 e concluída em 1936. Eu considero uma obra imperdível, adoro as obras do Frank Lloyd!

Park Güell - Antoni Gaudi
Situado em Barcelona, na Espanha, o Park Guell foi construído pelo arquiteto Antoni Gaudi e foi inaugurado como parque público em 1926. Com o uso dos 'trencadís' (técnica construtiva de criar mosaicos com pedaços irregulares de cerâmica), o parque possui uma mistura de elementos de diferentes estilos arquitetônicos como o românico, dórico, barroco, pré-romano e uma das suas principais características é o contraste entre suas texturas e cores dos diferentes materiais de construção. É uma obra de modernismo catalão.

Coliseu de Roma
Construído no período da Roma Antiga, o Coliseu é um anfiteatro e foi utilizado por cerca de 400 anos. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão. É uma das maiores atrações turísticas de Roma e foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007. O Coliseu sempre foi visto como um símbolo do Império Romano por ser um dos melhores exemplos de sua arquitetura.

Bauhaus - Walter Gropius
A Staatliches Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Foi fundada por Walter Gropius em 1919. É uma das maiores expressões do modernismo no design e na arquitetura sendo a primeira escola de design no mundo. Situada em três sedes: República de Weimar, Dessau e Berlim. Em 1933, após uma série de perseguições do governo nazista, a Bauhaus foi fechada. O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura, onde procurou estabelecer planos para construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar.

Farnsworth House - Mies Van der Rohe
Sou encantada por essa casa, projetada pelo Mies Van der Rohe em 1951 e que está em Illinois, EUA. Suas principais características são a transparência devido aos fechamentos de vidro e fluidez dos espaços. A estrutura metálica foi usada como sistema estrutural, tendo no desenho dos pilares uma característica singular da casa. A residência é bastante criticada devido aos seus problemas de conforto ambiental e atualmente ela pertence ao National Trust for Historic Preservation.

Casa das Canoas - Oscar Niemeyer
 Foi projetada em 1951 por Oscar Niemeyer para sua própria residência em São Conrado, no Rio de Janeiro. Integra espaços arquitetônicos abertos com elementos naturais como rocha, água e vegetação sem fazer modificações topográficas no terreno, a casa se adapta aos desníveis do terreno. Contrário do que se é comum, a área íntima fica no andar térreo e a área social no segundo pavimento.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Oscar Niemeyer
Projetado em Niterói por Niemeyer em 1996, destaca-se na paisagem pelos seus traços contemporâneos que o faz parecer com um disco voador. O projeto apresenta o concreto numa forma suave e moderna. Destina-se, principalmente, a obras pertencentes a Arte Contemporânea. O Museu com sua fachada futurista permite ao visitante ter vistas panorâmicas oferecidas tanto em seu interior com suas 'janelas em fita' como em seu próprio pátio externo.

Walt Disney Concert Hall - Frank Gehry
Uma casa de espetáculos em homenagem ao Walt Disney, situada em Los Angeles, EUA, foi projetada pelo arquiteto Frank Gehry e seu período de construção foi de 1987-2003. Uma curiosidade sobre este projeto é que pelo fato de que a maioria de seu material ter um índice de reflexão muito alto, os moradores e frequentadores da região em torno do projeto reclamavam do aumento de temperatura em suas edificações devido à reflexão que a obra de Frank Gehry causava, fazendo com que os moradores da região passassem a gastar mais com ar condicionados, persianas e bloqueadores de incidência de raios solares. Diziam que o aço era tão brilhante que foi capaz de derreter caixotes de lixo dos vizinhos e a solução foi tirar o brilho com jatos de areia.

Capela da Academia de Cadetes da Força Aérea Americana - Skidmore, Owings & Merrill
Nunca tinha ouvido falar nesse projeto até uma aula de estrutura na faculdade. Resolvi procurar saber mais sobre ele, afinal, ele tem formas um tanto quanto ousadas, né? Ele fica na cidade de El Paso, no Colorado, e foi construído em 1954 pelo escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill. A capela é formada por dezessete linhas de torres que ultrapassam 45 metros de altura e foi criada como uma única estrutura religiosa simbólica que acomoda a individualidade das três principais religiões americanas, exigindo, portanto, três capelas distintas. Entre os tetraedros os arquitetos instalaram vidros coloridos que refletem a cor para dentro da capela.

Algumas obras já são mais conhecidas por serem ícones dos lugares onde estão situadas e outras talvez nem tão conhecidas. Quem estuda arquitetura com certeza já se deparou com pelo menos alguma dessas obras em alguma aula por aí. Gostaram da seleção de obras que eu fiz? Quero visitar todas! Não posso esquecer também de manifestar que eu queria ter colocado muitas e muitas outras obras que acho maravilhosas porém o post iria ficar extenso demais. Num próximo Arquiternura posso voltar com esse mesmo tema e com outras obras para vocês conhecerem!

Não se esqueçam de passar no blog das outras meninas do Arquiternura:

Espero que tenham gostado do post de hoje e até o próximo Arquiternura!

5 comentários:

  1. As obras de Niemeyer eu conheço ...agora sonho em conhecer o resto!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa que obras lindas hein! Algumas já conheci, outras nunca tinha visto, como a casa de cascata, simplesmente encantadora e interessante!

    http://nattypoupee.blogspot.com
    http://nattwonderland.blogspot.com
    http://enelimm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo essa casa da cascata do Frank Lloyd, sou doida pra ir ver de perto! =)

      Excluir
  3. O Coliseu é incrível! Sério, é fantástico entrar lá e não dá vontade de sair! Quero ir de novo antes de ir embora daqui. O parque Güell quero muito conhecer nas férias de verão ano que vem. Parece incrível também! Toda vez que vejo essas obras incríveis fico pensando no quanto eles são geniais, né? <3 Adorei o post Alice!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo