27 setembro 2015

Projeto de paisagismo da Praça Oswaldo Cruz

Fiz um projeto de reforma de uma praça na matéria de Ateliê de Paisagismo juntamente com minha amiga Fernanda Assis. A Praça Oswaldo Cruz é aqui em Petrópolis (RJ) e fica localizada entre duas funerárias, com um cemitério perto, uma escola bem na frente, faculdade, comércio, Igreja, postos de gasolina.. Enfim, no meio de diversas coisas diferentes. Então o desafio era criar um ambiente que fosse agradável para crianças, idosos, pessoas que estão em velórios e adequada à grande circulação de pessoas devido a praça ser um local de passagem por causa da Rua Montecaseros.

A PRAÇA COMO É ATUALMENTE:


PROJETO PAISAGÍSTICO:
Como consideramos essa praça muito mórbida, resolvemos conferir um toque mais alegre à ela com a implementação de canteiros mais floridos, além de torná-la acessível a todos os públicos. A composição original dos canteiros é bem simétrica e a nossa proposta foi alterar e fazer com que tivessem formatos mais orgânicos e menos simétricos. Duas exigências eram que não poderíamos retirar as palmeiras dos locais originais nem o monumento(pergolado de pedras) e o busto na parte de trás da praça, por serem tombados.

Como há um ponto de táxi na lateral da praça e os taxistas utilizam as mesinhas para passar o tempo, apenas alteramos o local e o design das mesinhas junto ao parquinho, que foi elevado e totalmente renovado com um playground projetado especialmente para a praça. E como as pessoas que estão na funerária também utilizam essas mesinhas e elas são descobertas, resolvemos relocar, em frente à funerária, e criar uma proteção através de uma cobertura verde que além de tudo, colabora com a sustentabilidade.
Criamos um espelho d'água em frente a banca de jornal com bancos em toda sua volta, que também foi reposicionada voltada para o interior da praça. Como a circulação atual é confusa e a localização da faixa de pedestres é errada, reposicionamos e elevamos as faixas de pedestres 6 metros a partir da esquina onde ela era localizada anteriormente e criamos canteiros na praça afim de impedir que os pedestres atravessem pelo lugar errado e fora da faixa que criamos. E com essa setorização, foi melhorada a circulação que, anteriormente, os pedestres se 'embolavam' com as pessoas que esperavam ônibus.
(PS: as marcações no piso, para quem não sabe, são pisos podotáteis que auxiliam a locomoção de deficientes visuais)
Os monumentos tombados foram mantidos e apenas restaurados para que ficassem com aspecto mais limpo e foram colocadas plantas trepadeiras no pergolado de pedra. E como a iluminação da praça existente deixa muito a desejar, acaba não convidando as pessoas a permanecerem nela durante a noite. Então, criamos uma iluminação bem mais convidativa com diversos pontos de luz pela praça inteira, além de iluminação cênica nos coqueiros, elementos significantes como playground, os novos espaços cobertos e o espelho d'água.


O estacionamento lateral que é bastante utilizado pelos frequentadores da funerária e do comércio foi mantido e apenas retirado algumas vagas.




Esse projeto paisagístico também incluía a Rua Montecaseros além da praça, mas achei mais interessante mostrar a melhor parte que é a praça!

Comentem o que acharam do nosso projeto, espero que tenham gostado! 
Beijos e até a próxima!


6 comentários:

  1. Alice que projeto lindo! Amei muito!!! <3 Estou doida para saber fazer isso, agora que estou aprendendo autocad, mas ainda chego lá! <3 Parabéns mais uma vez pelo projeto, para você e sua colega também arrasaram :D

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO LINDO PROJETO!!!

    bEIJOCAS

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muito bom, ainda não o conhecia. Parabéns.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo